Clean demais? Ou planejada demais?

Antes, gostaria, mais uma vez de me desculpar pelo aparente abandono do blog.

Apesar de ter deixado o Feedse um pouco abandonado, não tinha como não falar da nova home da Globo.com. Foi um dos principais assuntos da semana. Por isso, pude ler e ouvir várias opiniões. Muitas coincidentes e algumas divergentes.

Vou usar este espaço pra deixar minhas impressões.

Antes comparem, no geral, como era antes e como está agora.
Entrando nesses links:
>>Antigo
>>Novo

ou

Clicando nas imagens abaixo:




























- Antes de tudo, gostaria de deixar claro que eu gostava bastante da home antiga, mas gostei mais da nova;

- É claro qua intenção principal foi deixar mais clean. E, pra mim, conseguiram.
Ouvi muitas pessoas dizendo que parece que tá faltando carregar alguma coisa. Até concordo, mas mesmo assim acho que ficou bem melhor a impressão inicial;

- Eu li uma frase em um blog (infelizmente não lembro qual) que foi a melhor definição dessa nova home pra mim. Foi mais ou menos isso: Pela primeira fez vejo um grande portal que consegue fazer seus elementos respirarem;

- Um fato é que resolveram abandonar o 800 x 600. Apesar de terem deixado apenas elementos não tão relevantes de fora do layout 800 x 600.
Pessoalmente, acho arriscado. Apesar de cair drasticamamente o número de usuários com essa resolução, o percentual ainda é respeitável;

- Os elementos principais, na coluna central, ficaram muito bem hierarquizados e claros;

- O menu ficou basicamente com a mesma estrutura. Apesar de saber como é difícil lidar com um menu desse tamanho, ainda acho desnecessariamente confuso. A ordenação não é clara, embora eu imagine que seja por mais populares. Poderia ter evoluído;

- Nuvem de tags: Todos os portais deveriam ter;

- Logo: Melhorou bastante. Mas achei que parece um pouco perdida na página. Individualmente, achei muito bonita;

- Busca: Bem localizado;

- Login: Bem localizado;

- Gostei do ícone de RSS no plantão, mas não achei nennhum link para uma central de RSS.

Com certeza devo ter deixado de falar de várias coisas, mas a minha impresão geral foi muito boa. Gostei muito, e acho que os concorrentes (principalmente UOL e Terra) poderia se espelhar na Globo.com.

Pra concluir, não achei clean demais, como a maioria. Achei clean na medida certa. E comprovei, mais uma vez, que a Globo.com planeja muito bem a maioria dos seus layouts.

Debate eleitoral com YouTube

Nos EUA, os democratas participarão de um debate, transmitido pela CNN, em que haverão perguntas enviadas via YouTube pelo público.

Veja aqui a notícia completa, no site do G1

Mudança na métrica online

Uma notícia importante. Uma das maiores empresas de avaliação adota, a partir de hoje uma nova forma de métrica na internet. Ao invés de páginas visitadas, a Nielsen/NetRatings passará a adotar o tempo gasto em um site como forma de medição.

Artigo completo no site da IDG Now!

RSS no Orkut!

Apesar de ter ficado tanto tempo sem postar, não pude deixar passar esta notícia tão importante.
O Orkut agora possui, integrado ao seu layout, um leitor de feeds.



Desta forma, o Google, felizmente, mostra sua aposta no RSS. O Google possui um dos melhores leitores de RSS: o Google Reader, permite a inclusão de feeds no iGoogle (além de poder incluir um widget do próprio GReader), disponibiliza feeds das sua notícias (Google News) e agora também transforma o Orkut em um leitor de RSS.

Como eu havia mencionado na minha monografia, isso este é um passo importante para popularizar o RSS no Brasil. Ainda falta disponibilizar o conteúdo do Orkut em feeds, como recados, mensagens de um tópico de comunidade etc, mas já é uma esperança. Vou ficar na torcida para que o pessoal do Orkut utilize essa nova funcionalidade e, principalmente, goste.

Artigo: Web 2.0 - Quando 1% é muito

Hoje encontrei esse ótimo artigo falando sobre a pesquisa que foi divulgada recentemente falando que 1% das pessoas contribuem com os sites colaborativos.

O artigo é de Diego Monteiro, desenvolvedor web e fundador do site de relacionamentos Via6 ("O Orkut para profissionais", segundo o TI Master), e está presente no site do Globo Online.

Clique aqui para ler o artigo (você será levado para o site do Globo Online).

Youtube Brasil



Não podia deixar passar essa notícia que movimentou a última semana.

O fato de o Youtube lançar uma versão brasileira, e não apenas traduzir, pode cativar ainda mais pessoas no Brasil.
Importante também mencionar a parceria para disponibilização de conteúdo firmada com a gigante Rede Globo de Televisão. Neste caso a Globo é um ótimo exemplo do famoso "se não pode com eles, junte-se a eles".

RSS no PodCrer

Antes de qualquer coisa, gostaria de me desculpar por tanto tempo sem postar. Realmente não tive como. Tempo livre tem sido artigo de luxo ultimamente.
---------------------



Resolvi enviar um email ao Michel Lent, falando sobre a não popularidade do RSS e sobre o Encontro de Web Design ocorrido no Hotel Glória (que apesar de ter me decepcionado no geral, teve duas ótimas palestras: a do próprio Michel , e a do Luli Radfahrer), no mês passado. Além disso, sugeri que incluísse na pauta do PodCrer o assunto RSS.

Fui gentilmente atendido na edição 14 desse que é um dos principais podcasts (se não o principal) sobre tecnologia do Brasil. Fiquei muito feliz pelo Feedse ter sido mencionado. E mais feliz ainda por colocar o RSS em pauta. Esse é um dos meus objetivos.

Quero aproveitar para parabenizar o Michel e o Vicente Tardin, que toda semana fazem um podcast super agradável de ouvir, com assuntos sempre interessantes e muito bem comentados por eles. Além de, algumas vezes, contarem com convidados que enriquecem ainda mais o programa. Parabéns! Ouço sempre e recomendo. (Link para o site do PodCrer)

Clicando aqui você tem acesso á página que te dá opção de ouvir diretamente ou baixar.

Dicas de sites

Hoje estou criando este post para compartilhar algumas ótimas descobertas. Todos envolvem RSS ou Web 2.0, mas são serviços bem diferentes.
Digam se gostaram de algum.


Litefeeds: É um bom leitor de RSS. Interface no estilo Google Reader, mas o seu grande diferencial, na minha opinião é o acesso via mobile. Muito bom. Inclusive tenho preferido ele ao GReader para acessar do celular.
Endereço mobile - http://litefeeds.com/w

Tripbase: Um serviço que consiste na ótima idéia de, de acordo com opções de perfil do usuário, indicar cidades ao redor do mundo (ainda precisa aumentar um pouco sua base de dados). Ainda oferece uma média de gasto diário, lista com opções de onde ir, restaurantes, atrações etc. Mesmo assim, ainda acho que é um serviço que pode melhorar muito. Ele ainda precisa passar de "legal" para útil.

Musicovery: É um player de música com várias opções de customização para que o usuário ouça o estilo de música desejada. Além de optar por estilo (rock, blues, clássica etc), ele ainda pode escolher algumas outras opções, como música mais ou menos dançante, mais ou menos relaxante etc. Baseado nesses dados, em real-time, o Musicovery reproduz sequências de músicas. Uma boa opção para os fãs do Pandora, que não é mais disponível no Brasil.

NationStates: É como se fosse um jogo, no qual o usuário "cria" seu país, de acordo com várias opções políticas, mascote, bandeira etc e no decorrer do tempo precisa tomar decisões importantes para o rumo da sua nação. A interface não é nem um pouco bonita, mas o jogo é interessante.

Listio: Mais um bom repositório de aplicações Web 2.0.

spool.fm: Uma boa alternativa ao last.fm.

Slide: Serviço que permite a criação de slideshows.


Lembrando que todos esses links e muitos outros (não só sobre RSS e Web 2.0) estão no meu del.icio.us, que é atualizado frequentemente, pois estou sempre descobrindo novos sites:
del.icio.us/brunofpm

Google Calendar!

Comecei a usar há pouco tempo o Google Calendar (Google Agenda) e, realmente, me surpreendi. Ou melhor, me impressionei, porque eu não poderia esperar outra coisa de um produto da Google.

Eu resisti bastante para começar a usá-lo, mas agora que resolvi testar, quero compartilhar minha empolgação e minhas opiniões.





O Google Calendar é um organizador fantástico. É fácil de usar, possui uma interface, até certo ponto, intuitiva e permite várias funcionalidades.
É claro que não terei como falar aqui todas as funcionalidades, mas vou tentar falar as mais interessantes.

Pra começar, é totalmente integrado ao Gmail (pode-se adicionar um evento pelo Gmail). Fácil, não?
Outra funcionalidade legal é a possibilidade de visualizar o calendário de várias formas. Por mês, por dia, por semana, exibindo uma sequência de dias escolhida pelo usuário etc.
Além da funcionalidade normal de adicionar eventos (que podem ser repetidos diariamente, mensalmente, anualmente etc), é possível importar agendas públicas, como por exemplo, agenda de feriados brasileiros, agenda dos jogos do seu time, das corridas de Fórmula 1, dentre várias outras. Inclusive o usuário pode criar uma agenda e compartilhá-la.

Bom, você adiciona várias agendas, cria uma agenda de aniversários, de tarefas pessoais, de datas importantes...mas como você é avisado sobre um evento que está próximo? Pois é. Existem algumas formas para isso. Um popup do próprio GCalendar, por e-mail ou por SMS (verifique antes as operadores disponíveis). E é o ususário que estipula com quanto tempo de antecedência quer ser avisado.

Também é possível ter uma versão HTML, XML ou iCal das agendas.

Resumindo, é uma ferramenta muito útil que supera as expectativas de uma agenda on-line.

Eficácia da Wikipedia

Li uma reportagem relacionando a eficácia da Wikipedia com a forma como ela "cobriu" fatos marcantes como o massacre da Universidade de VirginiaTech (esse ano), os ataques de bombas em Londres (2005) e a Tsunami (2004).

Vale a pena dar uma lida.

A reportagem é do portal de notícias G1, retirado do New York Times.


Clique aqui para ler a reportagem
(este link abre uma nova janela/aba)




Usabilidade em RSS (monografia)

A partir de hoje estou disponibilizando minha monografia do curso de pós-graduação em Webdesign, realizado na PUC-Rio.

O tema foi escolhido devido a minha paixão por alguns assuntos como RSS, Web 2.0 e usabilidade. Resolvi unir tudo isso e fiz um estudo sobre a usabilidade no mundo do RSS. E fiz uma introdução em Web 2.0 para localizar conceitualmente o assunto.

Para baixar, clique no link abaixo (lembrando que haverá um link fixo para o download na seção "Sobre o autor" do Feedse).


Usabilidade em RSS

Quem se interessar e resolver ler, seria muito importante que postasse sua opinião nos comentários do post, ou de forma particular para o meu e-mail.

Pinuts - seu mural on-line!

O site que eu quero apresentar hoje é o Pinuts. Outro belíssimo projeto brasileiro.



Eu já sou cadastrado no Pinuts há algum tempo, mas ele começou a crescer pra valer agora.
O site é muito bonito e com ótima usabilidade, o serviço oferecido é muito bom, e o principal: funciona!

No Pinuts você pode criar murais totalmente editáveis. Cada mural funciona como se fosse uma página, onde o usuário pode escolher a resolução (1024 x 728 ou 800 x 600), as cores dos fundos, das fontes etc, além de ter total liberdade no controle das fotos.
Mas além disso, é um site de relacionamento, podendo trocar mensagens, adicionar amigos, murais...

As fotos são dispostas no mural da forma que o usuário quiser, em relação a tamanho, posição, inclinação, adição de cliparts, textos etc. Ao clicar em cada imagem, ela abre em seu tamanho real.

Na minha opinião, essa idéia do Pinuts tem tudo pra ser um grande sucesso. Até porque a promessa é de evoluir ainda mais, com novas opções e possibilidades.

Quem usa, por exemplo, o Fotolog (que é um sucesso no Brasil) e experimentar o Pinuts (apesar das propostas serem um pouco diferentes), com certeza não pensará duas vezes em criar uma conta e sair por aí divulgando seus murais. A divulgação é fácil pois os links são fáceis de lembrar (a página do usuário será sempre o endereço do site barra o nome do usuário) e há também a possibilidade de divulgar enviando para quem você quiser.

O Pinuts também possibilita comentários para os murais e troca de mensagens privadas entre os usuários.

Para saber exatamente como funciona, só criando seu mural mesmo. Mas deixo aqui os links de 3 murais que eu fiz.

Seattle
Copa do Mundo 2006
Disney

Nunca foi tão fácil controlar seu dinheiro

Esse é o slogan de um site brasileiro que oferece um serviço com uma qualidade impressionante.
Estou falando do spesa, controlador financeiro pessoal on-line.



Sei que não sou o primeiro - nem o décimo - a falar desse site, mas eu comecei a usar o serviço do spesa há pouco tempo e, realmente, me impressionou.
O site é bonito, simples, muito fácil de usar e o principal, funciona!

O spesa foi lançado oficialmente (de acordo com seu blog) no dia 25 de Janeiro de 2007, por Nando Vieira.


A ferramenta:
Você dispõe de uma interface onde visualiza o balanço das suas despesas. Ao adicionar uma movimentação, seja crédito ou débito, você tem a opção de gerar uma movimentação fixa semanal ou mensal. E o melhor: a cada lançamento que você faz, você atribui tags. Ou seja, será sempre fácil encontrar aquele lançamento antigo, de 2 meses atrás, que você não lembrava mais.

É claro que esse tipo de serviço sempre levanta a dúvida em relação à segurança, já que você estará expondo informações financeiras pessoais. Mas se for se prender a isso, estará abdicando de várias ótimas ferramentas web-based.

Outras funcionalidades importantes do spesa são: lançamentos em RSS e/ou por e-mail.

Algo que o pessoal do spesa poderia pensar para o futuro é a integração com dispositivos móveis. Enriqueceria muito mais a ferramenta.

Atualmente utilizo o spesa e, com certeza, recomendo!

O que você está fazendo agora?

Hoje vou falar de um serviço que aos poucos vem ganhando bastante popularidade. O Twitter.



Você cria sua conta, de graça. Depois disso você dispõe de um campo onde se pode escrever o que quiser (a idéia é que se escreva o que está fazendo no momento). Isso aparece publicamente. Mas o Twitter fica interessante mesmo quando se começa a adicionar amigos. Desta forma, você pode saber, atráves de uma página, ou através de RSS sempre que algum amigo atualizar seu "status" do momento.



Ainda existe a possibilidade de atualizar seu "status" pelo telefone ou por um messenger da vida. Confesso que essas funcionalidade eu ainda não testei, mas deixam o serviço ainda mais completo.
Acho que ainda está um pouco lento, mas creio que isso seja resolvido rapidamente.
Ou seja, é um serviço bem simples, mas muito interessante. Exercita a curiosidade e é mais uma forma de integrar as pessoas na Web.

Quem quiser me adicionar: brunofpm

O que está acontecendo no mundo? (vídeo)

Esse é um vídeo produzido pela agência de comunicação TV1, e foi apresentado na 1ª Conferência de Web 2.0.

Como o título do post diz, esse vídeo faz um ótimo resumo do que está acontecendo no mundo que estamos vivendo. Vale a pena assistir!


Gobits Reader - Leitor de RSS brasileiro

Eu queria dar o meu apoio às iniciativas brasileiras na área de RSS e Web 2.0.
Sempre que eu descobrir algo novo e interessante desenvolvido por aqui, não hesitarei em postar.



Hoje é a vez do Gobits Reader, que apesar de ser em inglês, foi desenvolvido por uma galera de São Paulo (Gobits).

Características

Me cadastrei e testei um pouco (foi fácil importar minha OPML). Achei bonito, fácil de usar (apesar de preferir o estilo de abas do Netvibes) e bem feito (bastante uso de AJAX). Mas algo que incomodou um pouco foi a lentidão (indo contra a página inicial, que promete ser um leitor leve).
Cadastrando-se no Gobits Reader, automaticamente você ganha um webmail (fulano@gobits.com), com um layout bem parecido ao do leitor de RSS.

Algo simples me chamou a atenção, positivamente. Uma opção de travar a sua seção. Você clica em "lock" e um campo para colocar a senha aparece. Ideal para quem fica o dia inteiro, como eu, com o leitor aberto e precisa sair rapidamente da frente do computador e não quer que vejam ou mexar em seus feeds.

Estão prometendo, em breve, hd virtual (Gobits Drive).



Screenshot do leitor de RSS.

Bom, no geral achei bem legal. Confesso que esse estilo de leitor de RSS (estilo leitor de e-mail) não me agrada muito, mas o Gobits Reader não deixa a desejar em relação aos principais desse estilo, como Rojo, Bloglines e Google Reader.
Testem e digam o que acharam.

Nunca é demais lembrar que eu sou um usuário e "defensor" do Netvibes : )

1ª Conferência Web 2.0



Entre os dias 28 de Fevereiro e 1º de Março ocorreu, em São Paulo (Hotel Gran Mellá Mofarrej), um evento chamado 1ª Conferência Web 2.0.
Infelizmente, por morar no Rio, não pude estar presente, mas pelo que li, os principais assuntos foram comentados e discutidos. Pelo visto, um importante assunto que foi deixado de lado foi o RSS.
Algumas formas para se interar do que rolou do evento:
- Blog da 1ª Conferência de Web 2.0
- Programa do evento
- Download do conteúdo (área restrita)

Acho muito importante uma iniciativa como essa com o intuito de discutir a Web 2.0 e assim, os rumos da internet.
O evento teve a participação de representantes da Adobe, Intel, Projeto ICOX, Globo.com, Camiseteria.com, Apontador, IBM, TV1 (agência de marketing on-line), McCann Erickson, Lew Lara, Age, Leo Burnet, Yahoo, Google Brasil, Terra e iG, Vivo, além de uma palestra de Paulo Henrique Amorim.
Todas essas presenças comprovam a credibilidade desse importante evento e abrem portas para outros eventos relacionados à Web 2.0 e para a própria continuidade desta conferência.
Isso mostra uma preocupação e um cuidado com web que não se via antes. Eu, como profissional de internet, fico feliz, pois dessa forma aumenta a seriedade nessa área e parâmetros começam a ser definidos. Como usuário assíduo da web, também fico muito feliz, pois sei que eventos como esse estimulam a web a melhorar cada vez mais.

Que venham mais eventos! E que não esqueçam de falar de RSS!

And the Oscar goes to...




Vou aproveitar um texto retirado do site MeioBit, que faz referências a detalhes que nem todas as pessoas que assistiram à grande festa de ontem conseguiram perceber. E pra minha felicidade, são detalhes relacionados à Web 2.0. É isso mesmo! A Web 2.0 esteve presente no Oscar.

Link do artigo.

Leiam o texto:

"Ontem foi a cerimônia de entrega ao Oscar. Se você é geek certamente algumas coisas chamaram a atenção. Não, nada a ver com a tecnologia de transmissão do evento, nada a ver com com algum avanço nos efeitos especiais e muito menos com os celulares que as celebridades carregavam. Antes da cerimônia, os amantes da tecnologia tinham seus olhos voltados para a possível exibição de um comercial do iPhone, que, aliás, realmente foi ao ar. Mas o que vou descrever foram coisas sutis que todo geek (e cinéfilo) não poderia deixar de notar.

A nova apresentadora do Oscar, a divertida Ellen DeGeneres, fez várias piadas durante a transmissão. Descontraiu o público entre os discursos muitas vezes maçantes dos vencedores da Academia. Em uma das brincadeiras pegou o ator e diretor Clint Eastwood e, ao invés de oferecer um script como fez com o grande vencedor da noite, Martin Scorcese, pediu para o Spielberg tirar uma foto de ambos para colocar no MySpace.

Segundos depois, na entrega do prêmio de melhor fotografia, Gweneth Paltrow fez referências ao YouTube e à possibilidade de qualquer um poder fazer um filme hoje em dia. Como já havia dito a revista Time, devido à geração de conteúdo pelos próprios usuários, "Você" foi a personalidade do ano de 2006.

Interessante que a cerimônia tenha citado dois ícones da web, ambos com problemas de direitos autoriais. O MySpace anunciou na semana passada que passaria a usar uma tecnologia de detecção e bloqueio de material não autorizado. O YouTube está com dificuldades parecidas e pretende implantar sistema semelhante. Não deixa de ser interessante já que em anos anteriores, durante a apresentação, críticas pesadas aos piratas de conteúdo foram feitas."

RSS no Gmail

Já é um serviço que o Gmail oferece há algum tempinho, mas nunca foi dada a devida atenção.

São os webclips. Uma forma de exibir notícias de feeds no topo do Gmail.

Você adiciona os feeds favoritos e as novas notícias aparecerão aleatoriamente na interface do Gmail.
Não que os webclips sejam seu novo leitor de RSS. Muito longe disso. Mas é mais uma forma de receber conteúdos atualizados sem precisar ficar vasculhando os sites. Além de enriquecer sua interface do Gmail.



Basta acessar o link "Configurações" ("Settings") e clicar na aba "Webclips" ("Clipes web"). Lá você pode adicionar seus feeds favoritos ou procurar feeds.



É a integração do Gmail com o RSS. Achei interessante fazer um post sobre isso.

Grazr: Compartilhe seus feeds e sua OPML

Vem se falando muito em compartilhamento. Atualmente, o interessante é compartilhar tudo que for possível na Web: vídeos, fotos, textos, músicas, etc.

Acrescente a essa lista feed e OPML.

Quem curte RSS e assina vários feeds, normalmente tem curiosidade de conhecer os feeds de outras pessoas. Tudo bem, o OPML está aí pra isso. Mas por que não melhorar a apresentação de uma OPML?



O Grazr é um serviço que possibilita isso e muito mais. É possível "criar um Grazr" não só da sua lista OPML, como também de seus feeds, individualmente. É como criar um widget customizável do seu feed ou da sua OPML, e adicioná-lo ao seu site, blog e desktops on-line que aceitem widgets. O Netvibes, que é o que eu utilizo, aceita, sem problemas.




Esta imagem, tirada do próprio site do Grazr, mostra o seu funcionamento.

Para terem uma idéia de como funciona, incluí um Grazr da minha OPML na barra lateral. Essa é uma forma que eu irei utilizar para compartilhar meus feeds.

Meus feeds
Open Grazr

O OPML Reader, extensão do Mozilla Firefox para leitura de arquivos OPML utiliza o Grazr para a exibição das listas. É uma prova da qualidade desse serviço.

Uma ferramenta super útil, que usa a web como plataforma para incentivar o compartilhamento de conteúdo. Além de disseminar o uso da OPML.

Ah, é totalmente gratuita!

Google apresenta: Teatrinho do Gmail

Não estou querendo fazer propaganda para a Google, mas o Gmail, seu famoso programa de e-mail, realmente é diferente e, pelo menos por enquanto, não existe webmail melhor. Acho legal a Yahoo! e a Microsoft evoluirem com seus novos Yahoo! Mail e Hotmail, mas em termos de qualidade o Gmail ainda está na frente.

O Gmail foi um dos primeiros grandes destaques do conceito de usar a web como plataforma (foi um dos responsáveis por dar mais popularidade ao tão falado AJAX). É sempre um dos primeiros a ser lembrado na hora de dar exemplos de sites Web 2.0.

Este vídeo é um teatrinho infantil que mostra de forma fácil e divertida 4 dos principais diferenciais do Gmail.
Ótima iniciativa da Google!





Adicionar esta notícia no Linkk

A Web 2.0 em menos de 5 minutos

Esse vídeo sensacional mostra de uma forma muito inteligente as mudanças que ocorreram na Web com os conceitos da Web 2.0.
O vídeo traduz perfeitamente as revoluções ocorridas.





Adicionar esta notícia no Linkk

Meu leitor de RSS

Para iniciar o blog, mostrarei o leitor de RSS que eu utilizo: o Netvibes.



O Netvibes é um excelente exemplo de Web 2.0. Ele tem a intenção de criar uma espécie de área de trabalho on-line e gratuita para o usuário, onde se pode ter serviço de previsão do tempo na sua cidade, bloco de notas para anotações simples, lista de tarefas, integração com outros serviços on-line, permitindo ter “hd on-line” (Box.net), lista de favoritos on-line (del.icio.us), serviços de mensagem instantânea on-line (MSN, ICQ, etc.), serviços de busca direta na Internet (Google, Yahoo, etc.), dentre outras opções.
A possibilidade de navegar através de abas por todos os seus feeds é um ótimo diferencial. Os principais leitores, como Google Reader, Rojo, Bloglines e Newshutch possuem o estilo de um programa de e-mail, no qual os feeds ficam listados à esquerda e os títulos e conteúdos aparecem na área central.

Uma de suas características é que ele permite ao usuário organizar seus feeds de várias formas, inclusive dispondo do elemento drag and drop, que leva ainda mais para o usuário a sensação de interação com o site.

O Netvibes, diferentemente da maioria dos destaques da Web 2.0, que são americanos, é um site francês. Atualmente já está disponível em 50 idiomas, segundo dados do próprio site.

Ou seja, eu recomendo altamente o Netvibes.

Quem usa, já usou, ou resolveu testar, me digam suas opiniões à respeito do Netvibes.

Início do Feedse

Este é o primeiro post desse blog.

Como surgiu?
Bom, a idéia do Feedse surgiu após eu concluir minha Monografia da Pós-Graduação em Webdesign na PUC-Rio, cujo tema é Usabilidade em RSS.
Acabei mergulhando fundo em assuntos que já gostava, como Web 2.0 e RSS, e passei a gostar mais ainda. Sendo assim, eu pensei: Por que não continuar falando desses assuntos? Então tive a idéia de criar um blog. Surgiu assim o Feedse!



Espero que o Feedse possa crescer bastante e ser útil para muitas pessoas.
Além disso, o Feedse será uma ferramenta que me ajudará na minha campanha pessoal pela popularização do RSS. Eu já faço isso com meus amigos. Agora espero conseguir fazer com os leitores do blog.

Um abraço a todos!
Espero que curtam o blog!

ps: Não esqueçam de assinar o feed!