And the Oscar goes to...




Vou aproveitar um texto retirado do site MeioBit, que faz referências a detalhes que nem todas as pessoas que assistiram à grande festa de ontem conseguiram perceber. E pra minha felicidade, são detalhes relacionados à Web 2.0. É isso mesmo! A Web 2.0 esteve presente no Oscar.

Link do artigo.

Leiam o texto:

"Ontem foi a cerimônia de entrega ao Oscar. Se você é geek certamente algumas coisas chamaram a atenção. Não, nada a ver com a tecnologia de transmissão do evento, nada a ver com com algum avanço nos efeitos especiais e muito menos com os celulares que as celebridades carregavam. Antes da cerimônia, os amantes da tecnologia tinham seus olhos voltados para a possível exibição de um comercial do iPhone, que, aliás, realmente foi ao ar. Mas o que vou descrever foram coisas sutis que todo geek (e cinéfilo) não poderia deixar de notar.

A nova apresentadora do Oscar, a divertida Ellen DeGeneres, fez várias piadas durante a transmissão. Descontraiu o público entre os discursos muitas vezes maçantes dos vencedores da Academia. Em uma das brincadeiras pegou o ator e diretor Clint Eastwood e, ao invés de oferecer um script como fez com o grande vencedor da noite, Martin Scorcese, pediu para o Spielberg tirar uma foto de ambos para colocar no MySpace.

Segundos depois, na entrega do prêmio de melhor fotografia, Gweneth Paltrow fez referências ao YouTube e à possibilidade de qualquer um poder fazer um filme hoje em dia. Como já havia dito a revista Time, devido à geração de conteúdo pelos próprios usuários, "Você" foi a personalidade do ano de 2006.

Interessante que a cerimônia tenha citado dois ícones da web, ambos com problemas de direitos autoriais. O MySpace anunciou na semana passada que passaria a usar uma tecnologia de detecção e bloqueio de material não autorizado. O YouTube está com dificuldades parecidas e pretende implantar sistema semelhante. Não deixa de ser interessante já que em anos anteriores, durante a apresentação, críticas pesadas aos piratas de conteúdo foram feitas."

RSS no Gmail

Já é um serviço que o Gmail oferece há algum tempinho, mas nunca foi dada a devida atenção.

São os webclips. Uma forma de exibir notícias de feeds no topo do Gmail.

Você adiciona os feeds favoritos e as novas notícias aparecerão aleatoriamente na interface do Gmail.
Não que os webclips sejam seu novo leitor de RSS. Muito longe disso. Mas é mais uma forma de receber conteúdos atualizados sem precisar ficar vasculhando os sites. Além de enriquecer sua interface do Gmail.



Basta acessar o link "Configurações" ("Settings") e clicar na aba "Webclips" ("Clipes web"). Lá você pode adicionar seus feeds favoritos ou procurar feeds.



É a integração do Gmail com o RSS. Achei interessante fazer um post sobre isso.

Grazr: Compartilhe seus feeds e sua OPML

Vem se falando muito em compartilhamento. Atualmente, o interessante é compartilhar tudo que for possível na Web: vídeos, fotos, textos, músicas, etc.

Acrescente a essa lista feed e OPML.

Quem curte RSS e assina vários feeds, normalmente tem curiosidade de conhecer os feeds de outras pessoas. Tudo bem, o OPML está aí pra isso. Mas por que não melhorar a apresentação de uma OPML?



O Grazr é um serviço que possibilita isso e muito mais. É possível "criar um Grazr" não só da sua lista OPML, como também de seus feeds, individualmente. É como criar um widget customizável do seu feed ou da sua OPML, e adicioná-lo ao seu site, blog e desktops on-line que aceitem widgets. O Netvibes, que é o que eu utilizo, aceita, sem problemas.




Esta imagem, tirada do próprio site do Grazr, mostra o seu funcionamento.

Para terem uma idéia de como funciona, incluí um Grazr da minha OPML na barra lateral. Essa é uma forma que eu irei utilizar para compartilhar meus feeds.

Meus feeds
Open Grazr

O OPML Reader, extensão do Mozilla Firefox para leitura de arquivos OPML utiliza o Grazr para a exibição das listas. É uma prova da qualidade desse serviço.

Uma ferramenta super útil, que usa a web como plataforma para incentivar o compartilhamento de conteúdo. Além de disseminar o uso da OPML.

Ah, é totalmente gratuita!

Google apresenta: Teatrinho do Gmail

Não estou querendo fazer propaganda para a Google, mas o Gmail, seu famoso programa de e-mail, realmente é diferente e, pelo menos por enquanto, não existe webmail melhor. Acho legal a Yahoo! e a Microsoft evoluirem com seus novos Yahoo! Mail e Hotmail, mas em termos de qualidade o Gmail ainda está na frente.

O Gmail foi um dos primeiros grandes destaques do conceito de usar a web como plataforma (foi um dos responsáveis por dar mais popularidade ao tão falado AJAX). É sempre um dos primeiros a ser lembrado na hora de dar exemplos de sites Web 2.0.

Este vídeo é um teatrinho infantil que mostra de forma fácil e divertida 4 dos principais diferenciais do Gmail.
Ótima iniciativa da Google!





Adicionar esta notícia no Linkk

A Web 2.0 em menos de 5 minutos

Esse vídeo sensacional mostra de uma forma muito inteligente as mudanças que ocorreram na Web com os conceitos da Web 2.0.
O vídeo traduz perfeitamente as revoluções ocorridas.





Adicionar esta notícia no Linkk

Meu leitor de RSS

Para iniciar o blog, mostrarei o leitor de RSS que eu utilizo: o Netvibes.



O Netvibes é um excelente exemplo de Web 2.0. Ele tem a intenção de criar uma espécie de área de trabalho on-line e gratuita para o usuário, onde se pode ter serviço de previsão do tempo na sua cidade, bloco de notas para anotações simples, lista de tarefas, integração com outros serviços on-line, permitindo ter “hd on-line” (Box.net), lista de favoritos on-line (del.icio.us), serviços de mensagem instantânea on-line (MSN, ICQ, etc.), serviços de busca direta na Internet (Google, Yahoo, etc.), dentre outras opções.
A possibilidade de navegar através de abas por todos os seus feeds é um ótimo diferencial. Os principais leitores, como Google Reader, Rojo, Bloglines e Newshutch possuem o estilo de um programa de e-mail, no qual os feeds ficam listados à esquerda e os títulos e conteúdos aparecem na área central.

Uma de suas características é que ele permite ao usuário organizar seus feeds de várias formas, inclusive dispondo do elemento drag and drop, que leva ainda mais para o usuário a sensação de interação com o site.

O Netvibes, diferentemente da maioria dos destaques da Web 2.0, que são americanos, é um site francês. Atualmente já está disponível em 50 idiomas, segundo dados do próprio site.

Ou seja, eu recomendo altamente o Netvibes.

Quem usa, já usou, ou resolveu testar, me digam suas opiniões à respeito do Netvibes.

Início do Feedse

Este é o primeiro post desse blog.

Como surgiu?
Bom, a idéia do Feedse surgiu após eu concluir minha Monografia da Pós-Graduação em Webdesign na PUC-Rio, cujo tema é Usabilidade em RSS.
Acabei mergulhando fundo em assuntos que já gostava, como Web 2.0 e RSS, e passei a gostar mais ainda. Sendo assim, eu pensei: Por que não continuar falando desses assuntos? Então tive a idéia de criar um blog. Surgiu assim o Feedse!



Espero que o Feedse possa crescer bastante e ser útil para muitas pessoas.
Além disso, o Feedse será uma ferramenta que me ajudará na minha campanha pessoal pela popularização do RSS. Eu já faço isso com meus amigos. Agora espero conseguir fazer com os leitores do blog.

Um abraço a todos!
Espero que curtam o blog!

ps: Não esqueçam de assinar o feed!