Dicas de sites

Hoje estou criando este post para compartilhar algumas ótimas descobertas. Todos envolvem RSS ou Web 2.0, mas são serviços bem diferentes.
Digam se gostaram de algum.


Litefeeds: É um bom leitor de RSS. Interface no estilo Google Reader, mas o seu grande diferencial, na minha opinião é o acesso via mobile. Muito bom. Inclusive tenho preferido ele ao GReader para acessar do celular.
Endereço mobile - http://litefeeds.com/w

Tripbase: Um serviço que consiste na ótima idéia de, de acordo com opções de perfil do usuário, indicar cidades ao redor do mundo (ainda precisa aumentar um pouco sua base de dados). Ainda oferece uma média de gasto diário, lista com opções de onde ir, restaurantes, atrações etc. Mesmo assim, ainda acho que é um serviço que pode melhorar muito. Ele ainda precisa passar de "legal" para útil.

Musicovery: É um player de música com várias opções de customização para que o usuário ouça o estilo de música desejada. Além de optar por estilo (rock, blues, clássica etc), ele ainda pode escolher algumas outras opções, como música mais ou menos dançante, mais ou menos relaxante etc. Baseado nesses dados, em real-time, o Musicovery reproduz sequências de músicas. Uma boa opção para os fãs do Pandora, que não é mais disponível no Brasil.

NationStates: É como se fosse um jogo, no qual o usuário "cria" seu país, de acordo com várias opções políticas, mascote, bandeira etc e no decorrer do tempo precisa tomar decisões importantes para o rumo da sua nação. A interface não é nem um pouco bonita, mas o jogo é interessante.

Listio: Mais um bom repositório de aplicações Web 2.0.

spool.fm: Uma boa alternativa ao last.fm.

Slide: Serviço que permite a criação de slideshows.


Lembrando que todos esses links e muitos outros (não só sobre RSS e Web 2.0) estão no meu del.icio.us, que é atualizado frequentemente, pois estou sempre descobrindo novos sites:
del.icio.us/brunofpm

Google Calendar!

Comecei a usar há pouco tempo o Google Calendar (Google Agenda) e, realmente, me surpreendi. Ou melhor, me impressionei, porque eu não poderia esperar outra coisa de um produto da Google.

Eu resisti bastante para começar a usá-lo, mas agora que resolvi testar, quero compartilhar minha empolgação e minhas opiniões.





O Google Calendar é um organizador fantástico. É fácil de usar, possui uma interface, até certo ponto, intuitiva e permite várias funcionalidades.
É claro que não terei como falar aqui todas as funcionalidades, mas vou tentar falar as mais interessantes.

Pra começar, é totalmente integrado ao Gmail (pode-se adicionar um evento pelo Gmail). Fácil, não?
Outra funcionalidade legal é a possibilidade de visualizar o calendário de várias formas. Por mês, por dia, por semana, exibindo uma sequência de dias escolhida pelo usuário etc.
Além da funcionalidade normal de adicionar eventos (que podem ser repetidos diariamente, mensalmente, anualmente etc), é possível importar agendas públicas, como por exemplo, agenda de feriados brasileiros, agenda dos jogos do seu time, das corridas de Fórmula 1, dentre várias outras. Inclusive o usuário pode criar uma agenda e compartilhá-la.

Bom, você adiciona várias agendas, cria uma agenda de aniversários, de tarefas pessoais, de datas importantes...mas como você é avisado sobre um evento que está próximo? Pois é. Existem algumas formas para isso. Um popup do próprio GCalendar, por e-mail ou por SMS (verifique antes as operadores disponíveis). E é o ususário que estipula com quanto tempo de antecedência quer ser avisado.

Também é possível ter uma versão HTML, XML ou iCal das agendas.

Resumindo, é uma ferramenta muito útil que supera as expectativas de uma agenda on-line.