O que você está fazendo agora?

Hoje vou falar de um serviço que aos poucos vem ganhando bastante popularidade. O Twitter.



Você cria sua conta, de graça. Depois disso você dispõe de um campo onde se pode escrever o que quiser (a idéia é que se escreva o que está fazendo no momento). Isso aparece publicamente. Mas o Twitter fica interessante mesmo quando se começa a adicionar amigos. Desta forma, você pode saber, atráves de uma página, ou através de RSS sempre que algum amigo atualizar seu "status" do momento.



Ainda existe a possibilidade de atualizar seu "status" pelo telefone ou por um messenger da vida. Confesso que essas funcionalidade eu ainda não testei, mas deixam o serviço ainda mais completo.
Acho que ainda está um pouco lento, mas creio que isso seja resolvido rapidamente.
Ou seja, é um serviço bem simples, mas muito interessante. Exercita a curiosidade e é mais uma forma de integrar as pessoas na Web.

Quem quiser me adicionar: brunofpm

O que está acontecendo no mundo? (vídeo)

Esse é um vídeo produzido pela agência de comunicação TV1, e foi apresentado na 1ª Conferência de Web 2.0.

Como o título do post diz, esse vídeo faz um ótimo resumo do que está acontecendo no mundo que estamos vivendo. Vale a pena assistir!


Gobits Reader - Leitor de RSS brasileiro

Eu queria dar o meu apoio às iniciativas brasileiras na área de RSS e Web 2.0.
Sempre que eu descobrir algo novo e interessante desenvolvido por aqui, não hesitarei em postar.



Hoje é a vez do Gobits Reader, que apesar de ser em inglês, foi desenvolvido por uma galera de São Paulo (Gobits).

Características

Me cadastrei e testei um pouco (foi fácil importar minha OPML). Achei bonito, fácil de usar (apesar de preferir o estilo de abas do Netvibes) e bem feito (bastante uso de AJAX). Mas algo que incomodou um pouco foi a lentidão (indo contra a página inicial, que promete ser um leitor leve).
Cadastrando-se no Gobits Reader, automaticamente você ganha um webmail (fulano@gobits.com), com um layout bem parecido ao do leitor de RSS.

Algo simples me chamou a atenção, positivamente. Uma opção de travar a sua seção. Você clica em "lock" e um campo para colocar a senha aparece. Ideal para quem fica o dia inteiro, como eu, com o leitor aberto e precisa sair rapidamente da frente do computador e não quer que vejam ou mexar em seus feeds.

Estão prometendo, em breve, hd virtual (Gobits Drive).



Screenshot do leitor de RSS.

Bom, no geral achei bem legal. Confesso que esse estilo de leitor de RSS (estilo leitor de e-mail) não me agrada muito, mas o Gobits Reader não deixa a desejar em relação aos principais desse estilo, como Rojo, Bloglines e Google Reader.
Testem e digam o que acharam.

Nunca é demais lembrar que eu sou um usuário e "defensor" do Netvibes : )

1ª Conferência Web 2.0



Entre os dias 28 de Fevereiro e 1º de Março ocorreu, em São Paulo (Hotel Gran Mellá Mofarrej), um evento chamado 1ª Conferência Web 2.0.
Infelizmente, por morar no Rio, não pude estar presente, mas pelo que li, os principais assuntos foram comentados e discutidos. Pelo visto, um importante assunto que foi deixado de lado foi o RSS.
Algumas formas para se interar do que rolou do evento:
- Blog da 1ª Conferência de Web 2.0
- Programa do evento
- Download do conteúdo (área restrita)

Acho muito importante uma iniciativa como essa com o intuito de discutir a Web 2.0 e assim, os rumos da internet.
O evento teve a participação de representantes da Adobe, Intel, Projeto ICOX, Globo.com, Camiseteria.com, Apontador, IBM, TV1 (agência de marketing on-line), McCann Erickson, Lew Lara, Age, Leo Burnet, Yahoo, Google Brasil, Terra e iG, Vivo, além de uma palestra de Paulo Henrique Amorim.
Todas essas presenças comprovam a credibilidade desse importante evento e abrem portas para outros eventos relacionados à Web 2.0 e para a própria continuidade desta conferência.
Isso mostra uma preocupação e um cuidado com web que não se via antes. Eu, como profissional de internet, fico feliz, pois dessa forma aumenta a seriedade nessa área e parâmetros começam a ser definidos. Como usuário assíduo da web, também fico muito feliz, pois sei que eventos como esse estimulam a web a melhorar cada vez mais.

Que venham mais eventos! E que não esqueçam de falar de RSS!